quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Oscar 2012 - Os Indicados



Nesta última terça, dia 24, foram, enfim, anunciados os indicados ao Oscar 2012. A premiação ocorrerá no dia 26 de fevereiro.

por Fernando Labanca

O Destaque dos indicados, por sua vez, acabou surpreendendo. Enquanto "O Artista" e "Os Descendentes" seguiam até agora como favoritos, surgiu Martin Scorsese com seu "A Invenção de Hugo Cabret" com 11 indicações. Em seguida temos ainda "O Artista" com 10, logo atrás o longa que tem Brad Pitt como protagonista, "O Homem Que Mudou o Jogo", com 6 indicações. E filmes que tinham tudo para serem os mais indicados, foram pouco lembrados, além de "Os Descendentes", "Histórias Cruzadas" e "O Espião Que Sabia Demais", que correm o risco de saírem sem nenhum prêmio.

Ausência. Teve alguns títulos que surpreenderam por não estar dentre os indicados. Uma das maiores faltas foi "As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne" fora da categoria Animação, sendo que o longa de Spielberg chegou em um nível que acredito eu, os outros indicados não chegaram. "Tudo Pelo Poder" de George Clooney completamente ignorado, a Academia surgiu com apenas 9 indicados, este poderia muito bem caber entre eles. Até mesmo a brilhante atuação de Ryan Gosling fora ignorada, além dos incríveis coadjuvantes, Philip Seymour Hoffman e Paul Giamatti. Por falar em Gosling, o já bastante comentado "Drive", vencedor do prêmio de Melhor Diretor em Cannes, nem sequer fora citado. Tilda Swinton e seu "Precisamos Falar Sobre o Kevin" também não teve chance. Kirsten Dunst em "Melancolia" também fez falta, o longa de Lars Von Trier também poderia muito bem ganhar algumas indicações, como Fotografia e Trilha Sonora. E acredito que Steven Spielberg merecia uma indicação como Melhor Diretor, o que ele fez em "Cavalo de Guerra" e "Tintim" poucos conseguem. Faltou "Shame" e quem sabe uma indicação para Michel Fassbender e Carey Mulligan entre as melhores atuações. Um ano de indicações fracas para Melhor Ator faltou Leonardo DiCaprio por "J.Edgar" de Clint Eastwood. E "Harry Potter" que só conseguiu três indicações técnicas, merecidas, entretanto, o filme é bom demais para ter sido ignorado em outras, mas infelizmente filmes de fantasia não tem vez no Oscar, a não ser que ele seja dirigido por Martin Scorsese. 

Vamos aos indicados...


Melhor Filme

A Árvore da Vida
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra
Histórias Cruzadas
Meia Noite em Paris
O Artista
Os Descendentes
O Homem Que Mudou o Jogo
Tão Forte e Tão Perto

Faltou "Tudo Pelo Poder" e o longa de Stephen Daldry "Tão Forte e Tão Perto" caiu na lista por sorte e ninguém é capaz de explicar sua presença aqui. Consideremos 8 indicados, então. "O Homem Que Mudou o Jogo" e "Histórias Cruzadas" são os típicos filmes simpáticos que provavelmente terão mais apelo popular, não acredito na vitória deles. "Cavalo de Guerra" é bom, mas não tem chance, assim como "Meia Noite em Paris". "Os Descendentes" entrou para fechar a cota de "filme indie de comédia dramática", acho bem difícil sair vencedor apesar de ser favorito. Acredito que a disputa fica mesmo entre "O Artista" e "A Invenção de Hugo Cabret". Apostaria ainda mais no francês "O Artista", me parece ser uma obra mais ousada, a Academia não perderia essa chance. Mas o outro tem o peso Martin Scorsese, isso pode fazer a diferença.



Melhor Diretor

Alexander Payne (Os Descendentes)
Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret)
Michel Hazanavicius (O Artista)
Terrence Malick (A Árvore da Vida)
Woody Allen (Meia Noite em Paris)

Assim como na categoria Melhor Filme, a disputa aqui fica entre "A Invenção de Hugo Cabret" e "O Artista". Acredito na possibilidade de o filme vencedor não levar o de Melhor Diretor, assim como no Globo de Ouro. Martin Scorsese pode até perder como Melhor Filme, mas Diretor acredito que saia vencedor. Por outro lado, o desconhecido Michel Hazanavicius pode surpreender. 


Melhor Atriz

Gleen Close (Albert Nobbs)
Meryl Streep (Dama de Ferro)
Michelle Williams (Sete Dias Com Marilyn)
Rooney Mara (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres)
Viola Davis (Histórias Cruzadas)

Apesar de já ter sido premiada com o Oscar em 1983 por "A Escolha de Sofia", acredito que a Academia não deixará passar em branco sua presença, depois de tantas outras indicações. Aposto em Meryl Streep.


Melhor Ator

Brad Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo)
Demian Bichir (A Better Life)
Gary Oldman (O Espião Que Sabia Demais)
George Clooney (Os Descendentes)
Juan Dujandin (O Artista)

Ano fraco entre os indicados de Melhor Ator. Nenhum me parece chegar perto do vencedor do ano passado Colin Firth. Brad Pitt sem chance alguma, assim como o desconhecido Demian Bichir. Gary Oldman me parece bom em seu papel, mas acho difícil sair vencedor. A disputa fica entre o francês Juan Dujardin e George Clooney, a fama de Clooney pode pesar além do fato de parecer que a Academia há anos está esperando o momento de premiar o ator, só estava esperando o momento certo, e parece que este é o momento. Política pura.


Melhor Atriz Coadjuvante

Bérénice Bejo (O Artista)
Janet McTeer (Albert Nobbs)
Jessica Chastain (Histórias Cruzadas)
Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento)
Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)

A divertida Melisse McCarthy é ótima, mas não merecia estar entre as indicadas, Bérénice Bejo e Janet McTeer podem surpreender, mas acredito que o filme "Histórias Cruzadas" acabe levando o prêmio, Chastain é ótima, mas levando em consideração o Globo de Ouro, acredito que Octavia Spencer saia vencedora. 


Melhor Ator Coadjuvante

Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)
Kenneth Branagh (Sete Dias Com Marilyn)
Jonah Hill (O Homem Que Mudou o Jogo)
Max Von Sydon (Tão Longe e Tão Perto)
Nick Nolte (Warrior)

Assim como Melhor Ator, a lista dos Coadjuvantes não me pareceu muito interessante. Acho bem difícil Christopher Plummer não levar o prêmio, simplesmente pelo fato de sua atuação ter sido mais elogiada entre os outros indicados, além de ter levado o Globo de Ouro por esta mesma interpretação.


Melhor Roteiro Original

A Separação
Margin Call
Meia Noite em Paris
Missão Madrinha de Casamento
O Artista

Acredito que "O Artista" leve outros prêmios, como o de Melhor Filme. A Academia para não deixar Woody Allen de mãos abanando, logo que há anos o diretor não estampa entre os indicados, e há anos não fazia um filme tão bom quanto "Meia Noite em Paris", acredito que lhe dará este prêmio. Mais do que merecidamente, aliás. 


Melhor Roteiro Adaptado

A Invenção de Hugo Cabret
O Espião Que Sabia Demais
O Homem Que Mudou o Jogo
Os Descendentes
Tudo Pelo Poder


Esta categoria está mais concorrida. Apesar do favoritismo para "Os Descendentes" e "A Invenção de Hugo Cabret", os outros indicados merecem e podem surpreender. Por outro lado, para o favorito "Os Descendentes" não sair sem prêmios, a Academia pode lhe dar este.





Melhor Filme Estrangeiro

A Seperação (Irã)
Bullhead (Bélgica)
Footnote (Israel)
In Darkness (Polônia)
Monsieur Lazhar (Canadá)

"A Separação", fato. Os outros indicados foram para preencher a categoria. Faltou "A Pele Que Habito".



Melhor Animação 

A Cat in Paris
Chico e Rita
Gato de Botas
Kung Fu Panda 2
Rango

Mais uma vez, a grande ausência de "As Aventuras de Tintim" que sem sombra de dúvida merecia não só a indicação, mas como também o prêmio. E depois de anos, a Disney Pixar não estampa um título entre os indicados, dando espaço para sua maior concorrente Dreamworks com "Kung Fu Panda 2". Mas ainda acredito na premiação de "Rango".


Melhor Trilha Sonora

Alberto Iglesias (O Espião Que Sabia Demais)
Howard Shore (A Invenção de Hugo Cabret)
John Williams (As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne)
John Williams (Cavalo de Guerra)
Ludovic Bource (O Artista)

A dupla indicação de John Williams é forte, tanto em "Cavalo de Guerra" quanto em "Tintim", o trabalho do compositor foi excepcional, é provável que a Academia premie "Tintim", até pela ausência na categoria Animação. Entretanto, um dos pontos altos de "O Espião Que Sabia Demais" é sua trilha sonora que pode ser o único Oscar para o filme, mas não podemos negar o favoritismo de "O Artista". Ou seja, de qualquer forma será uma surpresa esta categoria. Todos os concorrentes são fortes.


Melhor Canção Original

Man or Muppet (Os Muppets - Bret McKenzie)
Real in Rio (Rio - Carlinhos Brown e Sergio Mendes)



Melhor Efeitos Visuais

A Invenção de Hugo Cabret
Gigantes de Ferro
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
O Planeta dos Macacos - A Origem
Transformers - O Lado Oculto da Lua

Aposto no favorito "A Invenção de Hugo Cabret" que tem tudo para levar grande parte das premiações técnicas. Apesar de minha torcida por "Harry Potter" e por acreditar que "O Planeta dos Macacos" mereça. Então, podem haver surpresas. 


Melhor Efeitos Sonoros

A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra
Drive
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Transformers - O Lado Oculto da Lua


Melhor Maquiagem

A Dama de Ferro
Albert Nobbs
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2


Acredito que "A Dama de Ferro" leve o prêmio. Porém, a Academia ignorou o excelente "Harry Potter" em outras categorias, é capaz de premiá-lo aqui, até porque o filme merece esta estatueta.


Melhor Fotografia

A Árvore da Vida
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra
O Artista
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres

Categoria difícil. Todos os indicados merecem. No entanto, acho justo o prêmio para "A Árvore da Vida", logo que provavelmente o filme de Terrence Malick não levará nada de tão importante, acredito que tenha sido um grande exemplar de como usar a fotografia para o bem visual de um filme.


Melhor Figurino 

A Invenção de Hugo Cabret
Anonymous
Jane Eyre
O Artista
W.E

Aposto em "A Invenção de Hugo Cabret", porém a figurinista Sandy Powell já venceu recentemente por "A Jovem Rainha Vitória", talvez isso pese na escolha, mas pode acontecer. Mas pode ser a chance da Academia premiar outro nome.


Melhor Direção de Arte

A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Meia Noite em Paris
O Artista

Outra categoria que pode premiar o ignorado "Harry Potter", quase que como um prêmio de consolação. Além dele, "O Artista" e "Hugo Cabret" podem sair vencedores.


 

 Melhor Edição

A Invenção de Hugo Cabret
O Artista
O Homem Que Mudou o Jogo
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Os Descendentes

Para não sair sem premiação alguma, o longa de David Fincher pode conquistar o prêmio de Edição com seu "Os Homens Que Não Amavam as Mulheres", também como prêmio de consolação.





Melhor Mixagem de Som

A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra
O Homem Que Mudou o Jogo
Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Transformers - O Lado Oculto da Lua



Melhor Documentário (longa-metragem)

Hell and Back Again
If a Tree Fals: A Story of the Earth Liberation Front
Paradise Lost  3: Purgatory
Pina
Undefeated



Melhor Documentário (curta-metragem)

The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement
God is The Bigger Elvis
Incident in New Baghdad
Saving Face
The Tsunami and the Cherry Blossom



Melhor Curta

Pentecost
Raju
The Shore
Time Freak
Tuba Atlantic


Melhor Curta - Animação

Diamanche
The Fantastic Flying Books of Mister Morris Lessmore
La Luna
A Morning Stroll
Wild Life

A disputa aqui, acredito que fique entre "La Luna" e "Wild Life", por terem sido indicados ao Annie Awards, o Oscar da Animação, que acontece também em fevereiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias