
Mais um ano termina e como já é tradição aqui no Cinamateca, farei a lista dos melhores filmes lançados aqui no Brasil em 2010!
Mas antes de citar o TOP 20, vale lembrar outros títulos e personalidades que se destacaram ano passado, mas que ficaram fora da lista, não por não merecerem, mas é que houve muita coisa boa neste ano que terminou, aliás, tive dificuldade em selecionar só 20, portanto, filmes de qualidade ficaram de fora!
2010 começou. Houve um fato histórico no Oscar, Katheryn Bigelow conquistou o prêmio de Melhor Diretor e foi a primeira mulher a recebê-lo, aliás, seu filme, também premiado, "Guerra ao Terror" foi uma das grandes surpresas do ano. Dentre os indicados, vale citar o simpático "Educação", que revelou o talento de Carey Mulligan. Sandra Bullock também fez bonito em Um Sonho Possível".
Também teve o lançamento do último filme de Heath Ledger e o retorno do visionário Terry Gilliam em "O Mundo Imaginário do Dr.Parnassus", mas que passou um pouco despercebido, diferente dos grandes bluckbusters, como os fracos "Homem de Ferro 2", "Fúria de Titãs" e "Alice no País das Maravilhas". Teve a volta dos vampiros apaixonados em "Eclipse" e a sequência de Crônicas de Nárnia. Outros nomes que se deram bem foram as animações "Meu Malvado Favorito", que surpreendeu a todos e o último capítulo de Shrek, na menos interessante parte mas ainda encantadora, "Shrek Para Sempre".
Teve as comédias românticas, sendo a melhor "Amor à Distância" com Drew Barrymore. Houve o romântico e interessante "Cartas para Julieta" e a bela adaptação "Comer, Rezar, Amar". Para o público mais sério, a incrível refilmagem "Entre Irmãos" e a segunda tentativa de Ben Affleck como diretor em "Atração Perigosa" que mais uma vez deu certo. Ainda houve muita luta em "Karatê Kid" e sequências eletrizantes em "Robin Hood". E muita música em "Coração Louco" que deu a Jeff Bridges o Oscar de Melhor Ator e no belíssimo musical "Nine" com seu elenco incrível.
O cinema nacional também se deu bem, além de Tropa de Elite 2, sucessos de público em "Nosso Lar", "Chico Xavier" e "Muita Calma Nessa Hora", entre outros. Em território nacional, também teve a revolução visual de "Tron-O Legado", a volta de Francis Ford Coppola no elogiado "Tetro" e de Michael Haneke em "Fita Branca". Confusões nas distribuidoras, trouxe enfim o mais recente e nem tão novo assim filme de Quentin Tarantino, "À Prova de Morte", e o cool "Scott Pilgrim Contra o Mundo".
Vamos ao TOP 20...
por Fernando Labanca
20º- Lunar

19º- Tropa de Elite 2

18º- A Rede Social

17º- Invictus

16º- Ilha do Medo

15º- Harry Potter e as Relíquias da Morte- Parte 1

14º- O Escritor Fantasma

13º- Preciosa- Uma História de Esperança

12º- Megamente

11º- Minhas Mães e Meu Pai

10º- Zumbilândia

09º- Como Treinar o Seu Dragão

08º- As Melhores Coisas do Mundo

07º- A Estrada

06º- Amor Sem Escalas

05º- Kick Ass- Quebrando Tudo

04º- O Segredo dos Seus Olhos

3º- Onde Vivem os Monstros

Um projeto que ninguém acreditava, baseado num livro inadaptável para os cinemas, um livro infantil contendo apenas imagens e nada mais que nove frases. O homem por trás desta pequena obra-prima é Spike Jonze, conhecido por não se envolver em projetos fáceis, e desta vez não foi diferente, um filme que na mão de outro, com certeza seria um verdadeiro fiasco. A jornada de Max, um garoto de 9 anos, que depois de uma briga com sua mãe foge de casa e vai parar num mundo preenchido por sua imaginação, habitado por monstros furiozos, e que para se manter vivo diz ser o rei deles e começa a criar inúmeras atividades, seja em brincadeiras ou na construção de uma nova casa. O filme termina e tudo o que podemos fazer é construir nossa própria opinião sobre ele, nossa própria versão sobre a obra, como uma tela abstrata, onde nem tudo o que é preciso para sua compreensão será entregue. É o tipo de filme que é muito mais do que parece ser, que se visto apenas com os olhos, não passará de algo vazio e sem sentido, mas se visto com os sentimentos mais puros e ingênuos, com a imaginação e um pouco de cérebro também, se perceberá a genialidade de "Onde Vivem os Monstros". Ao meu ver, um filme extremamente profundo, comovente, inteligente e complexo, que entra na mente de uma criança e tenta compreendê-la, fragmentá-la em pedaços, onde cada pedaço é um monstro, e cada monstro é pouco de si, seus medos, suas fraquezas e inseguranças, e a verdade é que mesmo depois de crescidos sempre haverá monstros habitados dentro de nós.
Título Original: Where The Wild Things Are
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Spike Jonze e Dave Eggers
Produção: Tom Hanks, Maurice Sendak, John B.Carls, Gary Goetzman, Vincent Landay
Elenco: Max Records, Catherine Keener
Gênero: Aventura, Drama
Distribuição: Warner Bros. Pictures
2º- Toy Story 3
Hollywood adora sequências, mas a verdade é que são poucas as sequências que dão certo e que sentimos que valeu a pena e que eram mesmo para serem feitas. Toy Story 3, definitivamente entra para a lista das melhores continuações já feitas, o primeiro foi incrível, revolucionou a animação, o segundo conseguiu ser melhor ainda, o que não era uma tarefa muito fácil e para surpresa de todos e para comprovar de vez a genialidade dos estúdios Pixar, principalmente do quesito roteiro, eles se superaram na terceira parte, o que foi quase um milagre. Desta vez, Andy já é quase um adulto e está prestes a ir para faculdade, ignorando seus brinquedos que por um acidente, toda a equipe de Woody e Buzz lightyear vão parar numa creche com crianças loucas por novos brinquedos, o que eles não esperavam é que aquele lugar era regido por uma autoridade, um ser terrível, o urso fofinho cor de rosa com cheiro de morango. Novas idéias, novos personagens muito cativantes e que são muito bem inseridos na trama, além dos personagens clássicos que fizeram parte de nossa infância. Um roteiro brilhante, com ótimas cenas e uma animação aprimorada, um filme feito para aqueles que cresceram, sem deixar de agradar os mais pequenos, um filme nostálgico que nos remete a tudo aquilo que ficou para trás em nossas vidas e que tivemos, por algum motivo, que abandoná-las. Engraçado, divertido, inteligente e muito comovente, a animação mais emocionante de todos os tempos!
Título Original: Toy story 3
Direção: Lee Unkrich
Roteiro: Michael Arndt
Produção: Darla K.Anderson
Elenco: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack
Gênero: Animação, Comédia, Aventura
Distribuição: Wall Disney
1º A Origem




Seu lugar já era quase certo, o primeiro lugar, o ano de 2010 terminou e sua confirmação veio, analisando tudo o que ocorreu nas telas, o melhor filme do ano! Dirigido e escrito por Christopher Nolan, que já havia mostrado toda sua criatividade e talento em filmes como "Amnésia", retorna a um roteiro original, e surpreendeu a todos. O filme acompanha uma equipe de invasores de sonhos, que como último trabalho tentam de formas inusitadas invadir um sonho e inserir uma idéia capaz de mudar a vida de um jovem executivo, tudo uma questão de business e muito dinheiro. Mas esta jornada é muito mais arriscada do que todos os envolvidos acreditam, e uma série de acontecimentos surreais e inesperados surgem e um passo falho poderia alterar suas vidas para sempre. Não há como contar sobre o filme em algumas palavras, só assistindo para compreender, um filme recheado de novas idéias, de extrema criatividade, conflitos interessante capaz de prender o público do primeiro ao último segundo. Uma revolução cinematográfica, seja no visual deslumbrante e sequências mirabolantes, efeitos de ótima qualidade, e principalmente no roteiro que vai longe, numa distância onde poucos filmes alcançaram, genial, maravilhoso, um espetáculo, um show de originalidade. Palmas para inovação de Nolan, e também para as incríveis atuações que fazem de "A Origem" muito melhor do que já é, Leonardo DiCaprio, os jovens talentosos Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt, o mais novato Tom Hardy, o experiente Ken Watanabe e a sempre bela e uma das mais incríveis atrizes da atualidade que construiu uma personagem marcante, Marion Cotillard. O filme do ano!



Título Original: Inception
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Produção: Christopher Nolan e Emma Thomas
Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe, Tom Hardy, Cillian Murphy, Michael Caine, Tom Berenger
Gênero: Ficção Ciêntífica, Suspense, Ação
Distribuição: Warner Bros. Pictures
[os melhores de 2008]
[os melhores de 2009]

Um projeto que ninguém acreditava, baseado num livro inadaptável para os cinemas, um livro infantil contendo apenas imagens e nada mais que nove frases. O homem por trás desta pequena obra-prima é Spike Jonze, conhecido por não se envolver em projetos fáceis, e desta vez não foi diferente, um filme que na mão de outro, com certeza seria um verdadeiro fiasco. A jornada de Max, um garoto de 9 anos, que depois de uma briga com sua mãe foge de casa e vai parar num mundo preenchido por sua imaginação, habitado por monstros furiozos, e que para se manter vivo diz ser o rei deles e começa a criar inúmeras atividades, seja em brincadeiras ou na construção de uma nova casa. O filme termina e tudo o que podemos fazer é construir nossa própria opinião sobre ele, nossa própria versão sobre a obra, como uma tela abstrata, onde nem tudo o que é preciso para sua compreensão será entregue. É o tipo de filme que é muito mais do que parece ser, que se visto apenas com os olhos, não passará de algo vazio e sem sentido, mas se visto com os sentimentos mais puros e ingênuos, com a imaginação e um pouco de cérebro também, se perceberá a genialidade de "Onde Vivem os Monstros". Ao meu ver, um filme extremamente profundo, comovente, inteligente e complexo, que entra na mente de uma criança e tenta compreendê-la, fragmentá-la em pedaços, onde cada pedaço é um monstro, e cada monstro é pouco de si, seus medos, suas fraquezas e inseguranças, e a verdade é que mesmo depois de crescidos sempre haverá monstros habitados dentro de nós.

Direção: Spike Jonze
Roteiro: Spike Jonze e Dave Eggers
Produção: Tom Hanks, Maurice Sendak, John B.Carls, Gary Goetzman, Vincent Landay
Elenco: Max Records, Catherine Keener
Gênero: Aventura, Drama
Distribuição: Warner Bros. Pictures
2º- Toy Story 3


Direção: Lee Unkrich
Roteiro: Michael Arndt
Produção: Darla K.Anderson
Elenco: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack
Gênero: Animação, Comédia, Aventura
Distribuição: Wall Disney
1º A Origem




Seu lugar já era quase certo, o primeiro lugar, o ano de 2010 terminou e sua confirmação veio, analisando tudo o que ocorreu nas telas, o melhor filme do ano! Dirigido e escrito por Christopher Nolan, que já havia mostrado toda sua criatividade e talento em filmes como "Amnésia", retorna a um roteiro original, e surpreendeu a todos. O filme acompanha uma equipe de invasores de sonhos, que como último trabalho tentam de formas inusitadas invadir um sonho e inserir uma idéia capaz de mudar a vida de um jovem executivo, tudo uma questão de business e muito dinheiro. Mas esta jornada é muito mais arriscada do que todos os envolvidos acreditam, e uma série de acontecimentos surreais e inesperados surgem e um passo falho poderia alterar suas vidas para sempre. Não há como contar sobre o filme em algumas palavras, só assistindo para compreender, um filme recheado de novas idéias, de extrema criatividade, conflitos interessante capaz de prender o público do primeiro ao último segundo. Uma revolução cinematográfica, seja no visual deslumbrante e sequências mirabolantes, efeitos de ótima qualidade, e principalmente no roteiro que vai longe, numa distância onde poucos filmes alcançaram, genial, maravilhoso, um espetáculo, um show de originalidade. Palmas para inovação de Nolan, e também para as incríveis atuações que fazem de "A Origem" muito melhor do que já é, Leonardo DiCaprio, os jovens talentosos Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt, o mais novato Tom Hardy, o experiente Ken Watanabe e a sempre bela e uma das mais incríveis atrizes da atualidade que construiu uma personagem marcante, Marion Cotillard. O filme do ano!




Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Produção: Christopher Nolan e Emma Thomas
Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe, Tom Hardy, Cillian Murphy, Michael Caine, Tom Berenger
Gênero: Ficção Ciêntífica, Suspense, Ação
Distribuição: Warner Bros. Pictures
[os melhores de 2008]
[os melhores de 2009]
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário #NuncaTePediNada