segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Comentário sobre o Oscar 2009

por Fernando

O tão esperado Oscar foi exibido ontem (22/02/09), infelizmente apenas na Tv fechada, apesar de ter um contrato com a Rede Globo, a emissora preferiu exibir o desfile das escolas de samba (!!)...óbvio, por questão de ter mais audiência que uma "mera entrega de prêmios".

Deixando essa parte de lado, vamos ao que interessa...o Oscar 2009 não surpreendeu em muita coisa, até porque já foram entregues outros prêmios importantes como o Globo de Ouro e o Bafta, e os vencedores do Oscar não foi nada a mais do que uma mescla dos vencedores de cada prêmio anterior.

As surpresas ficaram para os prêmios menores, como Documentário Curta e Longa, que nunca se sabe ao certo quem ganha. Outra surpresa foi o Japão arrebatar o prêmio de melhor filme Estrangeiro, com Departures.

E digamos, que não foi um prêmio tão justo quanto o do ano passado, onde não houve nenhum grande premiado, o grande favorito. Onde os Fracos Não têm Vez ganhou os prêmios mais importantes, mas não foi o grande vencedor da festa, os prêmios foram bem dividos. Quem Quer Ser Um Milionário? (ainda não vi), aparentemente deve ser um grande filme, mas 8 Oscars é muita coisa, entretanto, vindo do Oscar que já deu 11 prêmios à Titanic e Senhor dos Anéis, isso não é tanta surpresa.

Quem Quer Ser Um Milionário? (aparentemente) mereceu os prêmios que venceu, no entanto, concorria com outras excelentes produções. Ter ganhado o Oscar de melhor mixagem de som, foi com certeza, o grande exagero, ainda porque concorria ao lado da obra-prima WALL.E, que trabalha com o som magnificamente. Não deu outro, Quem Quer Ser Milionário foi o grande vencedor da noite!

O Curioso Caso de Benjamin Button recebeu prêmios justos, como o de maquiagem, direção de arte e efeitos visuais. WALLE, sem surpresas ganhou o de melhor animação, Bolt era um forte concorrente, mas não havia possibilidades de ganhar.





Batman - O Caveleiro das Trevas, teve 8 indicações (um número muito alto para uma adaptação de herói) e por isso fez sua parte no Oscar, marcou história, mas levou 2 estatuetas para casa, dois prêmios mais do que merecidos, ao magnífico Heath Ledger e seu Coringa e edição de Som.

A Duquesa venceu sua única indicação, as roupas que vestiam a bela Keira Knightley fez bonito na cerimônia e ganhou o de melhor Figurino.

Roteiro Adaptado ficou com Quem Quer Ser um Milionário, que também arrebatou o de Melhor Diretor para Danny Boyle, Fotografia, Trilha Sonora e Canção Original, além dos que já fora ditos. Roteiro Original ficou com Milk - A Voz da Igualdade, que conta a história do primeiro homem assumidamente homossexual em um cargo público e sobre suas dificuldades no meio da polítca sendo quem ele é.



Mas o brilho ficou mesmo com os atores que ganharam a premiação. Kate Winslet finalmente ganhou um Oscar, merecidamente. Kate é uma excelente atriz, está em cartaz com dois filmes (O Leitor e Foi Apenas Um Sonho) e pelo jeito arregassa nos dois papéis, além da bela carreira da atriz que surpreende em tudo o que faz, seja numa comédia romântica como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e O Amor Não Tira Férias ou em dramas como Pecados Intimos.
Kate Winslet fez história no cinema norte-americano e é hoje umas das atrizes mais telentosas de sua geração.

Seann Penn ganhou seu segundo Oscar da carreira (o primeiro veio por Sobre Meninos e Lobos). Penn é outro grande ator e mereceu ganhar mais uma vez, sua atuação mais uma vez é surpreendente.





Heath Ledger, não poderia ter sido outro. Não foi uma surpresa, mas mesmo assim foi uma grande notícia. Coringa é uma personagem marcante, inesquecível, merecia o Oscar.







A bela Penélope Cruz finalmente conseguiu de vez marcar sua brilhante carreira nos estados unidos, finalmente seu talento foi recompensado. Sua Maria Elene em Vicky Cristina Barcelona é incrível, é difícil encontrar palavras para decifrar o que ela fez no filme, ela é brilhante, constrói uma personagem marcante, forte e intensa. Sem dúvidas, sua premiação foi uma das melhores da noite.

2 comentários:

  1. Por acaso vc é telepata???Cara eu pensei justamente fazer uma postagem com a lista de ganhadores do oscar e uma com os meus comentários e vc fez isso antes????!!!Para de me espionar!

    ResponderExcluir
  2. Pra vc conseguir comentar...se loga primeiro e se registre como equipe cinemateca , aí ele entra sem precisar digitar aquelas letrinhas imbecis!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias